domingo, 4 de julho de 2010

Pesquisadora da PUC-SP fala sobre a tecnologia na sala de aula

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida alerta que o currículo escolar não pode continuar dissociado das novas possibilidades tecnológicas


Em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar as novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico é uma maneira de se aproximar da geração que está nos bancos escolares. A opinião é de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Defensora do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em sala de aula, Beth Almeida faz uma ressalva: a tecnologia não é um enfeite e o professor precisa compreender em quais situações ela efetivamente ajuda no aprendizado dos alunos. "Sempre pergunto aos que usam a tecnologia em alguma atividade: qual foi a contribuição? O que não poderia ser feito sem a tecnologia? Se ele não consegue identificar claramente, significa que não houve um ganho efetivo", explica.


Nesta entrevista para NOVA ESCOLA, a especialista no uso de novas tecnologias em Educação, formação docente e gestão falou sobre os problemas na formação inicial e continuada dos professores para o uso de TICs e de como integrá-las ao cotidiano escolar.

O que é o webcurrículo?
MARIA ELIZABETH BIANCONCINI DE ALMEIDA É o currículo que se desenvolve por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação, especialmente mediado pela internet. Uma forma de trabalhá-lo é informatizar o ensino ao colocar o material didático na rede. Mas o webcurrículo vai além disso: ele implica a incorporação das principais características desse meio digital no desenvolvimento do currículo. Isto é, implica apropriar-se dessas tecnologias em prol da interação, do trabalho colaborativo e do protagonismo entre todas as pessoas para o desenvolvimento do currículo. É uma integração entre o que está no documento prescrito e previsto com uma intencionalidade de propiciar o aprendizado de conhecimentos científicos com base naquilo que o estudante já traz de sua experiência. O webcurrículo está a favor do projeto pedagógico. Não se trata mais do uso eventual da tecnologia, mas de uma forma integrada com as atividades em sala de aula.

O uso das TICs facilita o interesse dos alunos pelos conteúdos?
MARIA ELIZABETH Sim, pois estamos falando de diferentes tecnologias digitais, portanto de novas linguagens, que fazem parte do cotidiano dos alunos e das escolas. Esses estudantes já chegam com o pensamento estruturado pela forma de representação propiciada pelas novas tecnologias. Portanto, utilizá-las é se aproximar das gerações que hoje estão nos bancos das escolas.

7 comentários:

  1. Eu entende q o Daniel sintia muito ciumes de seu melhor amigo Lucas com a sua ex-namorada e ele ficava com muita raiva,mais a ex-namorada do Daniel não se decidia quando o Daniel ficava chateado ela ia lá e dava a mão a ele só q quando o Lucas ficava chateado ela ia lá e dava a bunda pra ele e isso era uma baita de uma sacanagem ela era uma completa de uma maluca e se eu fosse ele eu iria esquece-la e não iria ficar andando purai chorando com ciúmes e eu também já teria me mandado e teria ido morar com meu pai.

    Dupla:Yuri Lacerda e Daniel Gordinho

    ResponderExcluir
  2. Quando o Daniel ficou chateado com seu amigo, ele se afastou do mundo. é o que eu faria. Pois no silêncio cabe a tão profunda sabedoria que nele encontramos todas as respostas. Daniel descobriu isso, e mais, encontrou uma forma de se expressar e se ocupar. A fotografia.

    Dupla : Vinicius e Gabriel

    ResponderExcluir
  3. Eu entende q o Daniel sintia muito ciumes de seu melhor amigo Lucas com a sua ex-namorada e ele ficava com muita raiva,mais a ex-namorada do Daniel não se decidia quando o Daniel ficava chateado ela ia lá e dava a mão a ele só q quando o Lucas ficava chateado ela ia lá e dava a bunda pra ele e isso era uma baita de uma sacanagem ela era uma completa de uma maluca e se eu fosse ele eu iria esquece-la e não iria ficar andando purai chorando com ciúmes e eu também já teria me mandado e teria ido morar com meu pai.

    Dupla:Yuri Lacerda e Daniel Gordinho

    ResponderExcluir
  4. Quando o Daniel ficou chateado com seu amigo, ele se afastou do mundo. é o que eu faria. Pois no silêncio cabe a tão profunda sabedoria que nele encontramos todas as respostas. Daniel descobriu isso, e mais, encontrou uma forma de se expressar e se ocupar. A fotografia.

    Dupla : Vinicius e Gabriel

    ResponderExcluir
  5. Um adolescente chamado Daniel seu amigo Lucas e sua namorada Mim eles eram grandes amigos ,até que um dia o Daniel ficou muito chateado com Lucas seu grande amigo por causa de sua namorada Mim.por causa que eles começaram a namorar escondido de Daniel . e Daniel descobriu quem é seu pai um grande fotografo e pesquisar o Brasil todo ,tirando fotos dos indígenas.


    Dupla:Yasmim e Rafaela

    ResponderExcluir
  6. Um adolescente chamado Daniel seu amigo Lucas e sua namorada Mim eles eram grandes amigos ,até que um dia o Daniel ficou muito chateado com Lucas seu grande amigo por causa de sua namorada Mim.por causa que eles começaram a namorar escondido de Daniel . e Daniel descobriu quem é seu pai um grande fotografo e pesquisar o Brasil todo ,tirando fotos dos indígenas.


    Dupla:Yasmim e Rafaela

    ResponderExcluir
  7. É uma história sobre um adolescente passando por mudanças psicológicas,físicas e mentais.Ele era triste por não conhecer seu pai,que trabalhava como fotógrafo na Tailândia.A história lida com traição,vingança e valores.Seu pai tirava foto de indígenas e como eles viviam.O Daniel começa a pesquisar sobre seu pai e o que ele fazia.

    Dupla-Gabriel e Daniel D.

    ResponderExcluir